r/portugal • u/Far-Television-3130 • 1d ago
Ajuda / Help [Sério] Possível burla - O que fazer?
Olá, vou tornar esta publicação o mais compacta e direta ao ponto possível.
Resumidamente, fiz um negócio em mãos com alguém recentemente, era um bom negócio, fui a casa da pessoa, ele recebeu-me em casa e foi prestável. Verifiquei se estava tudo em condições e fizemos o negócio.
Uns dias mais tarde ele manda-me mensagem sobre outro negócio que ele já tinha mencionado anteriormente e que podia ser do meu interesse MAS pediu-me um pagamento de um sinal (75% do valor) eu primeiro resisti, porque estava com algum receio. Ele não me pressionou muito mas deixou claro que era a unica condição e eu cedi porque já tinha estado em casa dele, sei onde mora, o pagamento foi por mbway logo há registo, etc.
Isto foi falado e pago na quarta-feira (18), com o negócio planeado originalmente para esta terça (24), onde íamos ao encontro um do outro, de manhã. O problema surgiu aqui:
- 24/12 de manhã: atrasou-se com os preparos de natal, adiou para a tarde
- 24/12 de tarde: acabou por se atrasar mais e adiou para 25 de manhã.
- 25/12 de manhã: teve um acidente na noite anterior e foi parar ao hospital
- 25/12 de tarde: a mulher era suposto vir ao meu encontro (não aconteceu)
- 26/12 de manhã: era suposto eu ir ao encontro dele, estou já no carro a sair de casa e diz que não pode
- 26/12 de tarde: diz que não tem cabeça para o negócio e que me vai devolver o dinheiro
- 27/12 de manhã: confronto-o com a situação, pois ainda não tinha devolvido, e diz que já me ia fazer a devolução
- 27/12 (agora): ainda nada e não me dá vista nem responde às mensagens.
Eu entendo que realmente o acidente possa ter acontecido, o que ficou meio provado por fotos que me enviou dele no hospital (sem data), mas eu também consigo arranjar fotos passadas semelhantes se andar para trás o suficiente na galeria... O problema é que ofereci 1001 soluções para resolver tudo e ele estava num constante "loop" de vitimização nas mensagens, a dizer que estava no hospital que tinha o direito a descansar e "não precisava de alguém a chatea-lo com um negócio", em momento algum cedeu às soluções que ofereci, sendo uma delas até delegar o negócio para um familiar próximo.
É verdade que posso ter sido persistente, especialmente se a história toda for verdade, a questão é que, no fundo, não tenho nada a ver com o acidente, tenho a ver é com o meu dinheiro, que não o vejo a ele nem ao item. Esta minha última semana foi toda centrada à volta de tentar arranjar soluções e houve planos, com família e amigos que cancelei ou que não combinei na esperança que algo fosse acontecer.
O que é que é possível fazer nestas situações? Já me disseram que ir à polícia de nada valia porque era um valor "baixo" (ligeiramente inferior 100€). Isto é verdade? É que a ser assim é mais fácil tornar-me burlão do que trabalhador...
Desde já obrigado a quem tirou tempo para ajudar.
7
u/maiorpulha 1d ago
Ameaça com queixa na Polícia. Tens registos de tudo, não deverá ser complicado.