r/portugal 1d ago

Ajuda / Help [Sério] Possível burla - O que fazer?

Olá, vou tornar esta publicação o mais compacta e direta ao ponto possível.

Resumidamente, fiz um negócio em mãos com alguém recentemente, era um bom negócio, fui a casa da pessoa, ele recebeu-me em casa e foi prestável. Verifiquei se estava tudo em condições e fizemos o negócio.

Uns dias mais tarde ele manda-me mensagem sobre outro negócio que ele já tinha mencionado anteriormente e que podia ser do meu interesse MAS pediu-me um pagamento de um sinal (75% do valor) eu primeiro resisti, porque estava com algum receio. Ele não me pressionou muito mas deixou claro que era a unica condição e eu cedi porque já tinha estado em casa dele, sei onde mora, o pagamento foi por mbway logo há registo, etc.

Isto foi falado e pago na quarta-feira (18), com o negócio planeado originalmente para esta terça (24), onde íamos ao encontro um do outro, de manhã. O problema surgiu aqui:

  • 24/12 de manhã: atrasou-se com os preparos de natal, adiou para a tarde
  • 24/12 de tarde: acabou por se atrasar mais e adiou para 25 de manhã.
  • 25/12 de manhã: teve um acidente na noite anterior e foi parar ao hospital
  • 25/12 de tarde: a mulher era suposto vir ao meu encontro (não aconteceu)
  • 26/12 de manhã: era suposto eu ir ao encontro dele, estou já no carro a sair de casa e diz que não pode
  • 26/12 de tarde: diz que não tem cabeça para o negócio e que me vai devolver o dinheiro
  • 27/12 de manhã: confronto-o com a situação, pois ainda não tinha devolvido, e diz que já me ia fazer a devolução
  • 27/12 (agora): ainda nada e não me dá vista nem responde às mensagens.

Eu entendo que realmente o acidente possa ter acontecido, o que ficou meio provado por fotos que me enviou dele no hospital (sem data), mas eu também consigo arranjar fotos passadas semelhantes se andar para trás o suficiente na galeria... O problema é que ofereci 1001 soluções para resolver tudo e ele estava num constante "loop" de vitimização nas mensagens, a dizer que estava no hospital que tinha o direito a descansar e "não precisava de alguém a chatea-lo com um negócio", em momento algum cedeu às soluções que ofereci, sendo uma delas até delegar o negócio para um familiar próximo.

É verdade que posso ter sido persistente, especialmente se a história toda for verdade, a questão é que, no fundo, não tenho nada a ver com o acidente, tenho a ver é com o meu dinheiro, que não o vejo a ele nem ao item. Esta minha última semana foi toda centrada à volta de tentar arranjar soluções e houve planos, com família e amigos que cancelei ou que não combinei na esperança que algo fosse acontecer.

O que é que é possível fazer nestas situações? Já me disseram que ir à polícia de nada valia porque era um valor "baixo" (ligeiramente inferior 100€). Isto é verdade? É que a ser assim é mais fácil tornar-me burlão do que trabalhador...

Desde já obrigado a quem tirou tempo para ajudar.

6 Upvotes

21 comments sorted by

u/AutoModerator 1d ago

Submeteu uma submissão relacionada com auto, talvez esteja interessado no subreddit de auto em português - r/AutoTuga. Se está interessado na compra e venda de classificados automóveis existe também o r/mercadoauto

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

8

u/maiorpulha 1d ago

Ameaça com queixa na Polícia. Tens registos de tudo, não deverá ser complicado.

5

u/Far-Television-3130 1d ago

Disse-lhe hoje ao inicio da tarde que se até ao fim do dia não tivesse o dinheiro que fazia queixa na polícia, ele não me responde nem vê as mensagens. Gostava só de ter a noção se fazer queixa na polícia iria ser de facto útil e dos procedimentos necessários

4

u/CanIhazCooKIenOw 1d ago

Achas que é útil continuares a mandar mensagens?

Ligas para a polícia e dizes que queres fazer queixa, eles lá te explicam o que tens que fazer.

2

u/Far-Television-3130 8h ago

Tens razão, eu dei lhe ontem, depois de mandar uma mensagem, uma última oportunidade, por escrito, para fazer o pagamento até às 12h de hoje, ele viu e preferiu ignorar.

Estou me neste momento a preparar para ir tratar disso.

1

u/OwnualPT 18h ago

Compensa sempre, tenho um familiar que foi burlado na venda de um livro, apresentou queixa e passados 3 anos está notificado para comparecer em tribunal como testemunha do caso. Avança com isso.

1

u/pires1395 11h ago

Normalmente quando se é notificado para ir a tribunal neste tipo de casos qual o tribunal a que se vai ?

3

u/hdxvdxcb 1d ago

Tens de pensar que ele faz o mesmo a muita gente. Portanto, dinheiro adiantado a um desconhecido. Mesmo que depois de insistires consigas o guito de volta, corta de vez com o gajo.

0

u/Far-Television-3130 23h ago

Eu entendo, foi a primeira vez que tinha adiantado dinheiro num negócio, valorizei o facto de já ter estado em casa dele e saber a sua morada. Mas fiz mal, não se pode confiar em ninguém.

3

u/Super_Collection_632 1d ago

1 - se sabes onde mora, nada como tentar aparecer de surpresa e tentar apanhar/confrontar a pessoa cara a cara; (analisa tu se isso é viável - conhecendo o teu cabedal e o dele) lol 2 - se a opção anterior não for viável, dirige-te à psp/gnr na tua área de residência e participa do problema (mesmo sendo um valor pequeno, eles registam a ocorrência e abrem um auto de notícia)… se for efectivamente um caso de burla, o artista pode ser reincidente e/ou até ter histórico nas autoridades…

Não fazer nada/enviar SMS para o bacano é que não deve resolver a situação mesmo que a história dele seja verídica…Vale o que vale para justificar a ausência de resposta e/ou a devolução do valor pago!

2

u/Far-Television-3130 23h ago

1- A casa dele fica a uma distância considerável da minha, é algo fazível e que ainda assim compensa se eu reaver o dinheiro. Quanto ao "cabedal" sinto-me bastante confortável para o confrontar pessoalmente sem me preocupar.
2 - Irei amanhã à polícia se até acordar não receber o dinheiro

0

u/Super_Collection_632 23h ago

Espero que consigas resolver o problema! 100 paus é dinheiro nos dias de hoje… não custa nada ires à polícia expor a situação, certamente que vão tentar ajudar ou pelo menos instruir-te dos próximos passos!

Boa sorte com isso! Que se resolva pela melhor

Ps. Uma espera à porta nunca fez mal a ninguém 🤫🤕

1

u/Quickshift36 23h ago

Apresentar todo e qualquer tipo de queixa que não seja um crime público envolve um custo. Pode não compensar…

1

u/mpgd 16h ago

Compensa. Ele não é caso isolado e só há uma forma de resolver o problema: Denunciar!

1

u/AutoModerator 1d ago

O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a Rediquette e as Regras antes de participares.

Algumas notas sobre o r/portugal:

  • Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods).
  • Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação.
  • Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal.
  • Ban Appeals podem ser feitos por ModMail ou no r/metaportugal.
  • Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa).

Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.


I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/AutoModerator 1d ago

Atenção! Aviso da Tag [Sério]

Este tópico foi marcado como [Sério], não são permitidos quaisquer comentários que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico.


I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/Financial_Ice_4018 11h ago

"não precisava de alguém a chatea-lo com um negócio"

Isso só pode ser piada...não ter paciência para se chatear tendo o guito dos outros no bolso.

Enquanto te manda essas mensagens da treta a encher chouriço, o gajo fazia um Mbway em 20 segundos...

1

u/Far-Television-3130 8h ago

Pois... É esse o meu ponto. Não tinha paciência para para se chatear com uma responsabilidade a que se tinha comprometido (o dinheiro ou o produto neste caso) mas tinha paciência para me andar a mandar mensagens enquanto estava no hospital.

Sugeri que ele me desse o número de um familiar próximo e eu podia me resolver com eles, até me ofereci para fazer mais de 100km (ida e volta) para evitar mais possíveis incómodos exatamente por entender a situação dele, caso fosse verdade.

Tentei resolver as coisas diplomáticamente com ele, mas isso não me levou a lado nenhum, só adiou algo inevitável.

0

u/NGramatical 8h ago

diplomáticamente → diplomaticamente (o acento tónico recai na penúltima sílaba)

1

u/Far-Television-3130 8h ago

Obrigado irmão, abraço.

3

u/m-mbras 10h ago

Precisou do dinheiro para comprar o bacalhau para a família toda, agora quando receber, faz-te o reembolso!

/S